A Lista Rápida de Perguntas (QPL- Question Prompt List), desenvolvido pela Phonak, traduzido e adaptado para o português por fonoaudiólogos pesquisadores da Universidade de São Paulo – Campus Bauru (FOB-USP) é um dos recursos que facilitam o suporte de famílias com crianças com perda auditiva na sua busca por informações e recursos no início da jornada auditiva.
A relação de parceria estabelecida entre os profissionais de saúde auditiva e a família é crucial para o sucesso no desenvolvimento da criança com deficiência auditiva.
No passado, as informações às quais as famílias tinham acesso eram na maioria das vezes fornecidas exclusivamente pelos profissionais de saúde. Atualmente, uma família pode literalmente sair de um atendimento e buscar pelas definições de “surdez” ou “perda auditiva” no Google para obter milhares de conteúdos. Mas a questão permanece – Qual informação é a mais útil e necessária, sem caráter tendencioso para viabilizar a tomada de decisão pela família?
A segurança na tomada de decisões parte do princípio de acesso a uma variedade de fontes e referências: profissionais, pais, adultos com perda auditiva, informações, recursos (livros, sites etc.) Há uma enorme curva de aprendizado que leva tempo para avaliar e utilizar todas essas informações e perspectivas e cada família é única em termos de quanto e quando as informações são fornecidas a elas.
Foi pensando em facilitar o acesso a informações determinantes para compreensão e adesão ao processo de reabilitação que a Phonak, seguindo a abordagem do atendimento clínico centrado na família, reuniu um grupo de pesquisadores que desenvolveram o questionário QPL (Lista Rápida de Perguntas).
O material é dividido em 4 grandes temas: Diagnóstico, preocupações familiares, gerenciamento dos dispositivos e rede de apoio e pode ser utilizado por profissionais de saúde auditiva, como fonoaudiólogos e médicos otorrinolaringologistas para engajar a família no processo de atendimento, desde o diagnóstico até a adaptação de tecnologias e reabilitação. A participação ativa dos cuidadores neste processo é prática da abordagem centrada na família.
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Referências:
English K, Walker E, Farah K, et al. Implementing family-centered care in early intervention for children with hearing loss: Engaging parents with a question prompt list (QPL). Hearing Review. 2017;24(11):12-18.