Crianças em idade escolar permanecem pelo menos 1/3 do período em que estão acordadas na escola, um ambiente rico em experiências, oportunidades de contato e interação guiadas para seu desenvolvimento. Nesse ambiente, a comunicação tem um papel fundamental.
E quando o assunto é aprendizado, o ambiente onde a comunicação é utilizada pode contar com elementos que atuam como uma barreira para crianças que possuem alterações naquilo que é tido como desenvolvimento neurotípico: estamos falando aqui sobre a alteração no processamento auditivo, decorrente muitas vezes de um atraso na maturação das habilidades de escuta e uso da linguagem.
Nesta alteração, habilidades necessárias para o processamento da fala pelo cérebro em desenvolvimento podem não estar completamente formadas, e ouvir e entender a fala, com atenção necessária para aprender, se torna um desafio para essas crianças. Quando a necessidade de ouvir acontece num ambiente que não possui características que favorecem a acústica, manter a atenção ao que o professor explica fica ainda mais difícil. Um simples cochicho ou o barulho do ambiente que compete com a voz do professor tornam a situação de aprendizado difícil para a criança.
Além das dificuldades de aprender, estudos apontam para problemas maiores nos aspectos emocionais a longo prazo, como ansiedade, maior frustração, menor participação no convívio em grupo e fadiga. Portanto, trata-se de uma questão com impactos importantes para o desenvolvimento.
Uma solução que tem um papel determinante para estes casos é o uso da tecnologia assistiva para audição, ou, termo mais comum, o uso dos microfones sem fio. A Phonak possui o sistema Roger Focus dedicado para estes casos.
O Roger Focus é um sistema formado por um microfone, que é utilizado pelo professor, e um pequeno dispositivo adaptado com um fone discreto de uso personalizado pelo aluno. Essa solução tem o poder de transformar o ambiente de aprendizado, pois trata o som importante de ouvir (a fala do professor), deixando-o num volume discretamente maior, mas o suficiente para entregar ao cérebro a informação de fala clara, confortável e fácil de ouvir para aprender.
O Roger é uma tecnologia que surgiu para pessoas com perda auditiva, mas os seus benefícios, como facilidade de uso, qualidade sonora e de processamento de som digital são ampliados para outras áreas da comunicação. Uma outra mudança importante que o uso desse microfone oferece é a diminuição do esforço vocal pelo professor.
Os estudos realizados apontam para evoluções importantes no aprendizado e mudança no comportamento e até postura física dos alunos que utilizam o recurso em sala. Você quer saber mais sobre essa solução? Entre em contato com qualquer ponto de atendimento da Phonak e solicite a experiência.
Qualquer dúvida, a nossa equipe de produtos está à disposição!
Referências:
Kreisman NV, John AB, Kreisman BM, Hall JW, Crandell CC. Psychosocial status of children with auditory processing disorder. J Am Acad Audiol (2012) 23:222–33
Johnston KN, John AB, Kreisman NV, Hall JW, Crandell CC. Multiple benefits of personal FM system use by children with auditory processing disorder (APD). Int J Audiol (2009) 48:371–83