O uso dos microfones sem fio é uma recomendação para crianças e adolescentes com perda auditiva, independente do grau de perda1. O motivo desta indicação é permitir que a criança tenha o acesso garantido à fala quando o ambiente não favorece sua percepção, seja pela distância de quem fala, pelo ruído de fundo ou pelas características acústicas do ambiente que favorecem a reverberação do som. Nesse sentido, adaptar e usar essa tecnologia permite às crianças com perda auditiva o mesmo direito de acesso à fala, tal como ocorre para crianças com audição normal.
Na Phonak, a tecnologia de microfones sem fio é o Roger, lançado mundialmente em 2013. Seu desenvolvimento ocorreu com base em 3 aspectos:
- Romper as barreiras da comunicação e facilitar o acesso à fala quando o ambiente não favorece a discriminação
- Disponibilizar um microfone fácil de usar e adaptar – não apenas para criança, mas também para o adulto.
- Gerenciar a relação sinal/ruído da fala captada, com inteligência, rapidez, proteção e melhorias se comparada a tecnologia do sistema FM.
Como os microfones Roger utilizam a tecnologia de transmissão digital, é frequente a dúvida sobre ele usar ou não BluetoothTM para transmitir o som. E a transmissão do Roger é totalmente diferente da transmissão por BluetoothTM, o que traz vantagens importantes para o processamento do som enviado pelo microfone para o aparelho auditivo ou processador de implante que possui o receptor Roger.
A transmissão do Roger é mais rápida do que a velocidade da transmissão BluetoothTM, e também protegida por criptografia2. Isso significa que não há atraso, ponto importante para comunicação quando pensamos na pista visual como informação complementar, e também não há intermitência ou interferência na comunicação entre as partes.
Esse processamento, diferente do Bluetooth, também permite que a comunicação entre o microfone e o receptor gerencie a relação do volume de fala em comparação ao ruído ambiente. Ou seja: o som de fala captado e transmitido pelo microfone Roger estará sempre em vantagem, mais alto, que o barulho de fundo. E há uma inteligência artificial aplicada para reconhecer qual o nível do barulho ambiente para modificar esse ganho. Logo, se o ruído aumenta ou diminui, os microfones Roger automaticamente se adequam a essa mudança, fornecendo um som claro, rico e confortável para seu usuário.
Além disso, todos os microfones são multifuncionais, no sentido de fornecer mais de um programa de captação do microfone e transmitir também o áudio de qualquer outro dispositivo que possua saída de áudio, tal como computadores, tablets, celulares, etc.
Os microfones Roger desenvolvidos para o público adulto possuem também BluetoothTM, mas o seu uso é indicado para transmissão de chamada telefônica. É mais um recurso do produto, e não o modo como ocorre a transmissão da fala para o usuário do Roger.
Assim, na comparação com outros microfones disponibilizados no mercado de soluções auditivas, a tecnologia Roger se destaca pelo excelente desempenho e estabilidade do sinal, características importantes de segurança quando pensamos no acesso por crianças, seja no ambiente escolar, ou qualquer outro local onde ruído e distância não permitem ouvir com clareza necessária a fala para uma boa compreensão.
No próximo post vamos abordar a diferença entre os produtos que compõem a linha Roger.
Referências utilizadas nesse conteúdo:
1-American Academy of Audiology. Clinical practice guidelines:Pediatric amplification. Reston, VA: 2013.
2-Mülder, H., 2013 -Phonak Insight. Roger – The new wireless technology standard