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“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”
– Nelson Mandela.
Professores são incríveis! Eles conseguem tratar assuntos em vários níveis de complexidade e levar em conta as habilidades dos alunos, lidando com as necessidades de cada um. Essa tarefa não é fácil, mas você consegue se lembrar do seu professor favorito? Aquele que fez você ver o que já tinha e o que era preciso a mais para ter sucesso? Aquele que te encorajava, mesmo conhecendo suas fraquezas? Os melhores professores veem o potencial de seus alunos e os levam a descobri-lo. Eles são os responsáveis por fazer a educação acontecer e eles tornar o mundo melhor.
Dicas para professores que possuem com alunos com perda auditiva
Aos professores, terapeutas, auxiliares pedagógicos, pais e todas as pessoas que de alguma forma educam uma criança, é importante lembrar de tempos em tempos, se não diariamente, a importância, impacto e influência do trabalho realizado na vida de uma criança.
Os alunos são diferentes e apresentam necessidades diferentes. Por isso, é importante que os profissionais da educação conheçam sobre as necessidades individuais e tenham os instrumentos necessários para ajudar seus alunos da melhor forma, durante seu trabalho. Por instrumentos, eles podem ser desde objetos, como cadeiras adaptadas (exemplo de cadeiras para aluno canhoto numa sala em que a maioria é destra), até informações e orientações. Por isso, veja algumas dicas que podem ser úteis ou novas ideias para todos os professores que estão trabalhando com crianças pequenas e que tem perda auditiva.
1. Toda criança com Perda Auditiva é diferente
Para tornar as coisas ainda mais complicadas, além de cada perda auditiva ser diferente, para cada criança, o impacto dela para o desenvolvimento é único. São muitas as variáveis que influenciam, como idade no diagnóstico, grau e tipo de perda, tempo de uso dos dispositivos, dinâmica social, familiar e de desenvolvimento. Ouvir é uma das habilidades mais complexas do ser humano e a jornada de desenvolvimento de cada criança é particular. Uma criança com implante coclear terá desafios e pontos fortes específicos. Uma criança adaptada com aparelhos auditivos desde pequena, que faz uso consistente será diferente de outras crianças que utilizam o aparelho auditivo de forma inconsistente. Conhecer as necessidades específicas da criança é um excelente ponto de partida para ajudá-la no seu aprendizado.
2. Parceria
Como todas as crianças que tem perda auditiva são diferentes, o trabalho em conjunto entre os pais, profissionais da saúde auditiva e professores é importantíssimo. Os responsáveis pela criança recebem muitas informações nos envolvidos nos cuidados com a criança, seja na área da saúde, educação e outras afins. O contato entre os profissionais é valioso para um seguimento alinhado em favorecer o desenvolvimento da criança. Os profissionais de saúde auditiva, como fonoaudiólogos, podem fornecer informações importantes sobre como o melhor uso da tecnologia e recursos disponíveis para favorecer o acesso da criança ao mundo dos sons, enquanto os profissionais da educação compartilham suas dificuldades e informações sobre como a criança está se desenvolvendo.
3. Saiba sobre as Barreiras da Audição
Os aparelhos auditivos e a tecnologia assistiva são incríveis. Porém, é importante conhecer os fatores que podem se tornar uma barreira. O primeiro fator é o ruído de fundo. Os aparelhos auditivos captam o som que está ao redor, especialmente os sons mais próximos, até 1,5 metro. Isso significa que outro aluno conversando no fundo da sala pode soar tão alto quanto o professor na frente da sala. A tecnologia assistiva dos microfones sem fio, como o sistema FM ou Roger, ajudam nessas questões, fazendo com que a voz do professor fique em destaque em comparação com o ruído do ambiente. A segunda barreira é a distância. Quanto mais distante do professor, a criança percebe a voz do mesmo de maneira mais fraca. É importante que a criança receba o som da fala com a melhor qualidade possível, pois um som perdido ou mal entendido numa palavra pode mudar todo o sentido daquilo eu está sendo dito Por exemplo: o som do “f” e o som do “v” quando trocados, podem mudar o significado das palavras (“faca” e “vaca”). Mesmo a falta de um som pode afetar drasticamente o significado do que uma criança com perda auditiva está ouvindo.
4. Acomodações específicas
A posição da criança em sala é importante. Boa iluminação, estar distante de janelas e atenção à situação face a face auxiliam muito a comunicação. O uso da tecnologia assistiva, como Sistema FM ou Roger auxilia muito a compreensão da fala do professor sem que ele precise controlar esses aspectos do ambiente.
Acomodações e modificações que podem ser realizadas:
- Posicione o aluno próximo ao professor;
- Tenha a atenção do aluno antes de começar a falar;
- Use a tecnologia;
- Verifique sempre que possível se o aluno está lhe entendendo;
- Use pistas visuais, gestos ou sinais quando possível. Informações que contextualizem os conteúdos apresentados são sempre importantes;
- Deixe com que os alunos vejam seu rosto enquanto estiver falando;
- Repita as instruções se achar necessário;
- Repita o que os outros alunos disseram;
- Use recursos visuais e fotos quando possível;
- Utilize a tecnologia assistiva para evitar a fadiga da concentração.
Com esses ajustes, os professores permitem que a criança use mais energia aprendendo do que tentando descobrir o que estão falando para ela;
Caso tenha alguma dúvida sobre a audição do seu aluno, entre em contato com o profissional de saúde auditiva.
Para dúvidas e sugestões, o Phonak Kids possui uma equipe de profissionais à disposição.