Neste período novo e totalmente diferente que estamos enfrentando temos um ponto muito positivo que é o tempo vivido junto em família. Mesmo com todas as dificuldades, apreensão e readequação da rotina, olhar para esse período com tempo e suas possibilidades traz uma janela enorme de oportunidades de estimulação, afinal, nada melhor do que estar junto para isso acontecer.
Como assim? Quando falamos sobre desenvolvimento infantil, as interações da criança com os pais e cuidadores no dia a dia tem um valor enorme para o desenvolvimento e aquisição da linguagem. No caso das crianças com perda auditiva, esse benefício também vai se estender para o desenvolvimento das habilidades de escuta necessárias para a comunicação.
É por meio da interação um a um que formam-se também as bases para o desenvolvimento de habilidades importantes do ser humano, como auto-confiança, criação de vínculos, compreensão da lógica da comunicação. Isso é refletido até em número de conexões neuronais no cérebro da criança, conforme um estudo publicado pela universidade de Harvard em agosto do ano passado.
Assim, quais atividades podemos pensar para trabalhar com o desenvolvimento de linguagem das crianças que possuem dificuldade auditiva?
1. Leitura
A leitura, além de trabalhar atenção, vocabulário e raciocínio, também auxilia na memória, imaginação e curiosidade. Explora emoções e fortalece o vínculo com a criança. Todos esses aspectos são essenciais quando pensamos no desenvolvimento da comunicação, sem contar o trabalho com a habilidade de escuta ativa.
2. Jogos
Um jogo simples de adivinhação (o que é o que é?) pode manter toda a atenção par o interlocutor, ao mesmo tempo que trabalha vocabulário e conteúdo simbólico. Para crianças maiores, é também uma oportunidade de trabalho com a escrita se pensarmos na inserção de perguntas e respostas colocadas no papel ou lousa magnética.
3. Pequeno diário com a rotina das atividades do dia
Principalmente para crianças pequenas que estão desenvolvendo a noção de tempo, listar o que será feito durante a rotina do dia (ex: acordar/escovar os dentes/arrumar a mesa/almoçar/assistir TV/fazer desenho etc) seja com imagens de recorte, seja com desenho ou por meio da escrita trabalham com organização sequencial ao mesmo tempo que a lógica e a memória. Para crianças maiores, o registro das atividades pode ser armazenado num caderno, como um diário, onde as experiências ficam registradas com auxílio de recortes, desenhos, fotos e qualquer outro elemento significativo para marcar ou relembrar uma experiência vivida pela criança. Esse tipo de registro auxilia muito na formação do repertório para linguagem.
4. Desenho e pintura
É por meio dessa atividade lúdica que a criança mostra como ela enxerga o mundo.
Numa atividade de pintura, por exemplo, é possível trabalhar narrativa, nomeação das cores, formas e objetos utilizados, mecanismos de ordens simples, seja com ou sem uso de pista visual.
Para deixar a atividade mais divertida, deixamos aqui o link para os desenhos do Léo, nosso mascote, que poderão ser transformados em realidade virtual com auxílio do aplicativo Quiver, disponível para Android e iOS. Saiba mais aqui.
5. Receitas em conjunto
Além de ser uma situação rica em experiência e linguagem, seguir uma receita auxilia nas noções de ordem, sequência e conteúdo para memória auditiva. Para crianças maiores, no período de pré-alfabetização, também demonstra um dos estilos ou papel da escrita.
Esses exemplos são apenas recortes de situações em que o uso da fala, da atenção para comunicação e da interação estão em prática.
Fazemos isso muitas vezes sem a dimensão da sua real importância para o desenvolvimento da criança.
Vale ressaltar que, além, das atividades, o uso dos dispositivos, a garantia de bom funcionamento (que vão desde a colocação correta, monitoramento da bateria e certificação da audibilidade) e a situação que a comunicação acontece são extremamente importantes para assegurarmos a estimulação que a criança precisa para construir a sua linguagem.
Para dúvidas ou sugestões, nossa equipe está à disposição para contato!