Este mês, relembramos com a profa Dra Doris Ruth Lewis os fatores críticos que justificam a detecção e intervenção nas perdas auditivas na infância o mais cedo possível.
O desenvolvimento da linguagem e da audição caminha junto no cérebro e é nos dois primeiros anos de vida que as conexões neurais tem o maior boom de desenvolvimento.
Esse é um dos motivos pelos quais trabalhamos para que a adaptação da tecnologia auditiva seja realizada respeitando todos os protocolos e recomendações de guias de boas práticas para a população pediátrica. O som amplificado pelo aparelho deve contemplar todo espectro de frequências do sinal de fala, de maneira segura, clara e confortável para a criança.
Além da qualidade do som, tempo de uso e qualidade da estimulação são um outros fatores cruciais para que essa nova informação sonora tenha sentido para a criança. São horas de experiência que possibilitam ativar a moldar as estruturas responsáveis pelo tratamento dessa informação no cérebro. É nele que a audição acontece, é onde tudo faz sentido.
E, nesse caminho de novas informações, um estudo* realizado nos EUA mostrou o impacto positivo que que os microfones sem fio trazem para o desenvolvimento da comunicação de crianças pequenas. Os pesquisadores avaliaram 10 famílias que adotaram o uso da tecnologia e se propuseram a utilizar um sistema de registro das interações de fala por um período de 2 semanas consecutivas. Ao final deste período, os dados registrados pelo sistema foram avaliados e foi possível concluir que o fato dos pais fazerem o uso do microfone sem fio em casa, com crianças em idade pré-escolar, garantiu uma estimulação de fala 42% maior do no período sem o uso da tecnologia. Não só o a quantidade de estimulação melhorou, mas também a qualidade da interação – como os microfones sem fio anulam os efeitos da distância e ruído ambiente na qualidade de captação de fala pelos microfones do aparelho, as crianças se tornam mais responsivas, o que contribui para a fluência dos turnos comunicativos entre os interlocutores.
Na Phonak o sistema de microfone sem fio é o Roger, e há produtos dedicados para uso por pais e professores, que garante a transmissão sem interferência, com uso fácil que entregam toda essa estimulação com a qualidade necessária para assegurar que a criança escute tudo aquilo que ela precisa, onde quer que ela esteja, de maneira divertida, fortalecendo o vínculo na comunicação e criando condições para que ela desenvolva todo seu potencial.
*Benitez-Barrera C ; Thompson E, Angley G, Woynaroski, T, Tharpe A – Remote Microphone System Use at Home: Impact on Child-Directed Speech. Journal of Speech, Language, and Hearing Research. 62(6):1-7 2019
Você pode ler esse artigo aqui: https://www.researchgate.net/publication/333254826_Remote_Microphone_System_Use_at_Home_Impact_on_Child-Directed_Speech