Já abordamos aqui em alguns textos os sentimentos comuns que permeiam todo processo de descoberta da perda auditiva na criança. Luto, ansiedade, negação e reação fazem parte desta fase, e nem sempre ocorrem de maneira isolada e organizada.
Nós, profissionais de saúde auditiva que nos dedicamos aos conteúdos deste blog, acreditamos que compartilhar histórias e experiências de famílias que passam pelo mesmo percurso ajuda na diminuição das angústias e fortalece internamente os mecanismos para seguir em frente com o mundo de possibilidades, conquistas e novas descobertas da audição e linguagem infantil.
Este mês, compartilhamos com você a história da Manu. Seus pais, Laurance e Marcio gentilmente dividiram conosco as suas experiências desde o momento em que foram informados sobre a falha na triagem auditiva neonatal. Da confirmação da perda auditiva no diagnóstico e os primeiros passos com o uso da tecnologia, falam sobre as alegrias e dificuldades com o uso dos aparelhos auditivos pela Manu e sobre a importância do atendimento com o fonoaudiólogo, principalmente na orientação com os profissionais da escola.
Alguns fatos importantes sobre a perda auditiva na criança:
- Mais de 90% das crianças que possuem perda auditiva são filhos de pais ouvintes.
- Independente do grau, a perda auditiva interfere no desenvolvimento da fala, da comunicação e do aprendizado da criança.
- Quanto mais cedo o uso das tecnologias auditivas, melhores as garantias de minimizar ou anular os gaps de desenvolvimento.
- O tempo de uso da tecnologias, seja aparelho auditivo ou implante coclear, é fator crítico para viabilizar o desenvolvimento. Nossos ouvidos, naturalmente, nunca dormem.
- Profissionais da educação tem um papel primordial e coadjuvante para que o desenvolvimento da criança – e as condições para isso – aconteçam.
- Quanto mais cedo o uso das tecnologias auditivas, melhores as garantias de minimizar ou anular os gaps de desenvolvimento.
- O tempo de uso da tecnologias, seja aparelho auditivo ou implante coclear, é fator crítico para viabilizar o desenvolvimento. Nossos ouvidos, naturalmente, nunca dormem.
- Profissionais da educação tem um papel primordial e coadjuvante para que o desenvolvimento da criança – e as condições para isso – aconteçam.