Os microfones sem fio são adaptados em crianças e adolescentes com o objetivo de fornecer acesso ao sinal de fala quando o ambiente em que é preciso ouvir bem tem características que interferem na percepção do som da fala. Basicamente elas são 3: distância, ruído e reverberação (eco).
Assim como acontece nos aparelhos auditivos, há uma evolução constante no desenvolvimento dos produtos complementares a estas tecnologias e implante. Em adaptação pediátrica, o microfone sem fio é um dispositivo complementar extremamente necessário para garantia de acesso igual de escuta quando o que acriança precisa ouvir está numa distância maior de 1,5metro do microfone do aparelho auditivo. Tecnicamente, profissionais da área de audição entendem esse contexto como ouvir em campo distante e recomendações ao uso desta tecnologia fazem parte do protocolo sugerido de adaptação, inclusive por comitês internacionais como a Academia Americana de Audiologia.
Isso acontece porque nas situações em que além do fator distância, o estímulo de fala se mistura com outros sons do ambiente (ruído, música, conversas de terceiros), o desafio para ouvir e entender a fala se torna ainda maior. É necessário um esforço maior na atenção, concentração para acessar, ouvir e entender a fala em sua totalidade. Se isso já é difícil para o adulto, que dirá para a criança que está desenvolvendo suas bases para processar o som e a fala.
Ao longo da última década tivemos uma sequência de importantes avanços na tecnologia dos microfones sem fio. A transmissão do som do microfone, antigamente por frequência modulada (e daí o nome FM) passou a ser digital. Protocolos de transmissão digital específicos venceram as dificuldades de estabilidade impostas pelo Bluetooth para esses produtos e, mais atual, no mesmo microfone Roger, é possível encontrar um arranjo de 3 ou até seis microfones que, em grupo, fazem um trabalho automático brilhante para captar o som de fala e enviar, totalmente sem fio som da fala para o aparelho ou implante coclear com a definição necessária para garantir a melhor estimulação para a criança, desde os primeiros anos, até a adolescência e vida adulta.
Assim como nos aparelhos, múltiplos programas e recursos de conectividade foram incorporados a estes microfones e uma diversidade de produtos está disponível para atender a demanda de uso em cada faixa de adaptação: criança pequena, idade escolar e adolescência.
Essa tecnologia na Phonak tem o nome de Roger e os produtos Roger Touchscreen e Roger Select tem incorporados todas essas evoluções para uso em casa, na escola, para assistir com mais atenção e acesso a transmissão de aulas à distância. Os benefícios são sólidos, a necessidade é inquestionável para criança, principalmente quando pensamos nos conceitos de acústica e desenvolvimento infantil e a acessibilidade, garantida.
Caso queira saber mais sobre as diferenças desses produtos ou tirar dúvidas de uso e adaptação, entre em contato conosco. Estamos à disposição!