Ouça nosso podcast sobre o assunto.
Linguagem é a habilidade que possibilita a nós, humanos, a arte da comunicação. É a função que fornece base para que possamos elaborar nosso pensamento, desenvolver o aprendizado, a leitura, a escrita e a fala. Ela é essencial para sermos, estarmos e respondermos às pessoas que fazem parte da nossa rede de relacionamento. A fala é um resultado da nossa habilidade de linguagem, seja ela em desenvolvimento ou já desenvolvida.
Quando pensamos na perda auditiva, uma barreira sensorial importante para o acesso à fala e a comunicação de maneira geral é formada. Em crianças, essa barreira cria dificuldades para o desenvolvimento em diferentes aspectos, como o desenvolvimento da linguagem.
A boa notícia é que atualmente temos instrumentos para detectar cada vez mais cedo e nos possibilita a agir o quanto antes para poder quebrar essa barreira que foi formada pela perda auditiva. O uso dos aparelhos auditivos ou do implante coclear, por exemplo, possibilita o acesso aos sons da fala e, com a terapia fonoaudiológica, a construção da linguagem oral é possibilitado.
Mas, essa relação não acontece de um dia para o outro ou só pelo uso de uma tecnologia. Audição e linguagem são habilidades complexas e que exigem um grande esforço para o desenvolvimento do cérebro de cada criança, especialmente quando se há uma privação sensorial (perda auditiva).
LIBRAS
A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é reconhecida por lei como a segunda língua oficial do nosso país. Por meio de gestos e sinais, ela possibilita a comunicação entre pessoas.
Assim como ocorre em qualquer outra língua, como idioma inglês, alemão ou francês, a LIBRAS possui uma estrutura própria, com léxico, sintaxe, semântica e gramática. Ou seja, não se trata de gestos ou mímicas aleatórias, existe uma estrutura e características próprias que devem ser respeitadas. Por isso, quando pensamos no seu uso efetivo, não basta apenas sabermos os sinais para as palavras, é necessário sabermos a gramática. E para que uma pessoa aprenda corretamente LIBRAS, assim como qualquer outro idioma, é importante que ela converse e pratique com pessoas que também tenham fluência.
Outro fato importante de ser destacado é que assim como não existe apenas um idioma para as línguas orais, a LIBRAS não é a única língua de sinais que existe, pois ela pode variar dependendo do país – por exemplo: no Brasil, as pessoas podem se comunicar em LIBRAS, já nos Estados Unidos, vemos o ASL (American Sinal Language).
Nas abordagens de desenvolvimento da linguagem e comunicação da criança com perda auditiva, a LIBRAS pode ser um caminho possível. Ela também pode atuar como instrumento facilitador, como apoio e coadjuvante para início do desenvolvimento da linguagem oral.
Para saber mais sobre a LIBRAS, essa língua cheia de emoção e sentido com todas as suas possibilidades, convidamos você para assistir nosso vídeo com a fonoaudióloga profª drª Cilmara Levy, e inscreva-se no nosso canal para receber as novidades!