Ouça nosso podcast sobre o assunto.
Este mês, compartilhamos com vocês a história da Rebeca. Ela é estudante e fala um pouquinho sobre seus sonhos, dificuldades que já enfrentou seja nas situações de comunicação na escola e até com os amigos pelo fato de ter perda auditiva.
A Rebeca também fala sobre a dificuldade que teve na troca dos aparelhos, e esse é um fato bastante marcante e que reforça a importância de uma tecnologia desenvolvida e pensada para criança quando se trata da garantia da audição.
“As orelhas são as portas e o caminho para o cérebro” – Essa frase é de autoria de Carol Flexer, uma audiologista, terapeuta de reabilitação auditiva, professora por mais de 25 anos da universidade de Akron (EUA)e pesquisadora com mais de 155 publicações relacionadas à área de reabilitação fonoaudiológica da criança com perda auditiva.
Ela reforça o quão importante deve ser o acesso e a qualidade do estímulos auditivos que a criança com perda auditiva recebe ao longo da vida – principalmente durante a primeira infância – para fomentar as bases do desenvolvimento da linguagem, da cognição e da comunicação. Quando pensamos no ato de ouvir, ele ocorre no cérebro. Nossas orelhas são responsáveis pela entrada da informação – no caso de crianças com perda auditiva, essa entrada é possibilitada pelo uso da amplificação ou do implante coclear. E esse uso deve ser recorrente, seguro e com acesso garantido para todas as frequências de fala.
É o bom acesso auditivo junto com as experiências de comunicação que contribui também para o desenvolvimento do sentimento de segurança e auto confiança da criança.
A importância da qualidade de acesso à fala do professor no ambiente escolar
E nas situações de aprendizado, é essencial que a criança tenha uma condição de escuta que a empodere e possibilite aprender sem conflito e sem esforço. O uso dos microfones de tecnologia assistiva, como Roger, possibilitam essa condição para o aprendizado. Essa tecnologia elimina a barreira do ruído e da distância para a boa audibilidade de fala. O professor utiliza um microfone e o aluno recebe a fala do professor diretamente nos aparelhos. É possível perceber toda a informação do ambiente, mas a fala do professor chega com intensidade maior, com evidência, o que torna a atenção e o uso da informação melhor por quem utiliza o aparelho auditivo ou implante.
Isso traz uma liberdade para o professor, que não precisa se preocupar com o posicionamento perante o aluno, e para o aluno que tem uma condição melhor de escuta para manter a atenção e fazer o uso da informação para aprender.
No período de isolamento que estamos enfrentando, Roger também auxilia a ouvir melhor e manter a atenção para os conteúdos transmitidos on line. Veja neste texto* como esse recurso pode ser aproveitado em casa.
*link para https://phonakkids.com.br/como-aproveitar-os-recursos-da-tecnologia-assistiva-em-casa/.
Esperamos que este conteúdo tenha sido válido para você e convidamos a compartilhar suas opiniões e sugestões conosco.
Equipe Phonak Kids