O que fazer quando descobrimos que a criança possui audição normal numa e perda auditiva na outra? Essa parece uma condição bastante difícil, mas pode ser muito mais comum do que parece. Dados de um levantamento realizado nos EUA demonstram 3 em cada 100 crianças desenvolvem uma perda auditiva unilateral até atingir a idade de alfabetização.
Por muitos anos a conduta clínica relacionada às possibilidades de adaptação da tecnologia sempre trouxeram questionamentos. Hoje existem evidências científicas do impacto da privação auditiva, mesmo que em uma só orelha, para o desenvolvimento da comunicação e linguagem e aprendizado dessas crianças. Entre as dificuldades, estão:
- Probabilidade 10 vezes maior de reprovar o ano escolar do que crianças com audição normal.3
- 5 vezes mais chance de necessitar de serviços de suporte (acompanhamento psicopedagógico, aulas de reforço, acompanhamento terapêutico) .
- Uma perda auditiva unilateral impacta negativamente desenvolvimento de fala e linguagem para comunicação.
- As crianças com perda auditiva unilateral têm pior desempenho nos testes de memória operacional verbal e processamento fonológico em comparação com irmãos com audição normal.
As tecnologias disponíveis para fornecer acesso ao som na orelha que possui a perda evoluíram consideravelmente. E pensando em auxiliar tanto as famílias quanto os profissionais de saúde auditiva, a Phonak reuniu especialistas na área para fornecer orientações sobre as melhores práticas para o gerenciamento clínico de crianças com perda auditiva unilateral. Com base nesta publicação, listamos aqui 2 recomendações ao avaliar ou acompanhar clinicamente uma criança com perda auditiva unilateral
- Garanta uma comunicação eficiente com as famílias
A relação de parceria estabelecida com os pais é parte do padrão ouro de atendimento. De acordo com a publicação esse vínculo colaborativo pode auxiliar na adoção das estratégias como uso da amplificação, posicionamento da criança em sala, acompanhamento fonoaudiológico e monitoramento audiológico, aconselhamento e compartilhamento de informações de suporte de maneira combinada para o melhor desempenho da criança.
- Considere uma variedade de tecnologias auditivas
A pesquisa mostrou que crianças com perda auditiva unilateral apresentam uma diminuição significativa na compreensão da fala tanto no silêncio (a uma distância de 3 metros ou mais), quanto no ruído (a 1,5 metros ou mais) quando nenhuma intervenção é realizada. Alunos com perda auditiva unilateral que fazem uso de tecnologias auditivas tem melhor desempenho na compreensão da fala e melhor sucesso acadêmico.
De acordo com as diretrizes de especialistas, uma variedade de tecnologias auditivas deve ser considerada. Cada criança com perda auditiva unilateral é única, então não há apenas uma solução. Abaixo listamos algumas opções disponíveis:
- Amplificação
Para crianças com perda auditiva unilateral em que os limiares auditivos da orelha com perda são passíveis de amplificação recomendamos o uso do aparelho auditivo Sky Marvel. Este produto possui o primeiro e único sistema operacional do mundo projetado para crianças. Ele é capaz de detectar o ambiente em que a criança está e ajusta o aparelho auditivo de acordo, com muito mais precisão e garantindo conforto. A linha Sky Marvel possui vários modelos para se adequar a diferentes perdas auditivas, travas de segurança para crianças pequenas, resistência à água, cores divertidas para criança e ainda possui opção recarregável.
- Tecnologia assistiva (Sistema de FM)
Quando a orelha com perda auditiva não possui limiares auditivos para uso da amplificação, é possível auxiliar a criança no aprendizado adaptando um sistema auxiliar de escuta na melhor orelha. Esse sistema no passado era conhecido por sistema FM. Hoje existem tecnologias mais modernas para favorecer a transmissão, como o Roger Focus.
Essa tecnologia é adaptada na orelha com audição normal, e consiste num dispositivo receptor discreto que recebe o som direto de um microfone Roger utilizado pelo professor.
Nos casos em que a orelha com pior audição utiliza amplificação, é possível adaptar o sistema Roger no aparelho auditivo e manter o uso do sistema auxiliar Roger Focus na orelha com melhor audição.
O Roger é uma tecnologia que está aliada a melhores condições para ouvir e aprender quando o ambiente não contribui, devido à distância e ruído. Ele diminui esforço e melhora a atenção.
- Sistema CROS
O sistema CROS é indicado para crianças a partir de 9 anos de idade e faz a transmissão do som do lado sem audição para a orelha com melhor audição. É uma tecnologia que facilita a percepção do ambiente, mas não resolve a dificuldade escolar, uma vez que nesse ambiente os fatores distância e ruído são os que mais prejudicam a manutenção da criança e compreensão da fala do professor para aprender.
Além das tecnologias aqui apontadas, soluções implantáveis também podem ser utilizadas.
Este será o tema de outro texto aqui no Blog.
Fonte: https://audiologyblog.phonakpro.com/improving-outcomes-for-every-student-with-unilateral-hearing-loss/