Ouça nosso podcast sobre o assunto.
Dados do IBGE apontam para 10 milhões de pessoas que sofrem com as uma perda auditiva no Brasil e, considerando a faixa etária de 1 a 19 anos, contabilizamos 1 milhão de crianças e adolescentes com perda auditiva em nosso país.
Quando se trata de crianças, a perda auditiva é invisível e seus efeitos são muito ruins para o desenvolvimento humano. A privação sensorial do não ouvir provoca uma barreira que impede, além do contato com as pessoas, o desenvolvimento de linguagem. E é por meio desta habilidade que nos conectamos com o mundo e tudo aquilo que é mais importante para nossa vida!
Se você recebeu a notícia que seu filho não escuta, saiba que existem hoje soluções da tecnologia para viabilizar a audição que são dedicadas e projetadas especificamente para atender as necessidades da criança. A tecnologia auditiva criada especificamente para este público está disponível em cores variadas, diferentes níveis de potência e tecnologia para assegurar que a audição e o cérebro em desenvolvimento recebam a melhor estimulação auditiva possível.
Tipos de Aparelhos Auditivos para criança
Os aparelhos auditivos para crianças são diferentes dos Aparelhos utilizados pelos adultos. Eles já se diferenciam no aspecto físico, com cores vivas e variadas para permitir à criança poder expressar sua personalidade e sentir-se segura enquanto utiliza o produto na cor que escolheu.
Internamente, os aparelhos possuem recursos diferentes para dar conta da audibilidade de situações específicas que fazem parte da rotina de vida da criança, como por exemplo, comunicar-se numa sala de aula barulhenta ou em brincadeiras em parquinhos com outras crianças.
A durabilidade da bateria é outro fator importante quando pensamos em aparelhos auditivos para crianças, porque, se pensarmos nos bebês ou crianças pequenas, elas não conseguem nos dizer quando a bateria acaba ou quando o aparelho deixa de funcionar.
Alguns aparelhos possuem uma luz indicadora para avisar que a bateria está funcionando. A Phonak é uma empresa que se dedica no desenvolvimento de soluções auditivas para crianças há mais de 40 anos.
O Phonak Sky é um exemplo dessa tecnologia de aparelhos auditivos com recursos feitos para crianças. Ele possui opções de travas de segurança e resistência à água que são outros recursos muito úteis para os pequenos.
O que você precisa saber ao adquirir um aparelho auditivo para criança
A perda auditiva pode ser identificada logo ao nascimento, por meio da triagem auditiva, ou, em outros casos, os pais ou os professores na escola podem notar que a criança possui uma dificuldade para ouvir numa outra fase do seu desenvolvimento.
Devido ao fato do cérebro humano ter sido programado para aprender a linguagem durante os primeiros 6 anos de vida, os primeiros 3 anos e meio são críticos e cruciais para a detecção e diagnóstico de uma alteração auditiva e a intervenção é essencial.
Se seu filho foi diagnosticado com uma perda auditiva, o melhor professional para auxiliar na seleção da tecnologia auditiva é o fonoaudiólogo. Você deve receber o encaminhamento para um serviço que atua com esses dispositivos pelo médico otorrinolaringologista e também pelos fonoaudiólogos que atuaram nas avaliações do diagnóstico desta perda. Uma vez que você começou a ser atendido por ele, não se desespere. Os aparelhos auditivos não são produtos baratos, mas existem programas do ministério da saúde para concessão e convênios que viabilizam a aquisição com desconto ou reembolso.
Aparelhos auditivos para bebês
A partir do 1º mês de vida é possível adaptar aparelhos auditivos para bebês. Uma vez que ele recebe o diagnóstico, um fonoaudiólogo especialista em audiologia infantil irá lhe auxiliar na escolha do melhor aparelho para adaptar. O modelo retroauricular é o melhor indicado para esta fase, adaptado com molde.
Aparelhos auditivos para crianças em idade escolar
O modelo retroauricular também é o melhor indicado para esta faixa etárea. Uma vez que a criança inicia o período escolar, as necessidades auditivas se tornam mais complexas e é aí que os acessórios vem a somar.
Aparelhos auditivos para os adolescentes
O modelo retroauricular também pode ser uma opção para o público teen, no entanto, conforme as crianças crescem, elas podem preferir modelos mais discretos e torna-se possível a adaptação de modelos intra-aurais ou com receptor no canal.
O motivo pelo qual os aparelhos retroauriculares são mais indicados para crianças deve-se ao fato do molde poder ser refeito à medida que a criança cresce, sem a necessidade de substituição do processador e circuito do aparelho, como no caso dos modelos intra-aurais. Modelos diferentes de molde também podem ser utilizados. Os modelos BTE também são mais fáceis de manusear, com controles de melhor visualização e ajuste, com várias possibilidades de customização, quer seja por cores ou adesivos.
É na fase adolescente também que os recursos de conectividade direta ganham um valor a mais para uso no dia a dia por esse público.
Recursos a serem considerados
Programas automáticos
Para crianças pequenas os aparelhos Auditivos devem ser programáveis. Em outras palavras, o bebê ou a criança pequena não deve fazer nenhuma mudança manual no ajuste. Isso inclui volume, feedback e programação. Alguns aparelhos auditivos feitos para criança tem autonomia para comandar o ajuste de maneira automática, baseado no ambiente em que a criança está. Conforme elas crescem, elas podem tomar o controle da seleção de algumas características do aparelho, mas nessa fase, deixe que o aparelho faça esse trabalho.
Baterias
Para não se preocupar com os perigos de uma bateria pequena, quer seja pelo perigo de cair ou ser engolida pela criança, dê uma olhada na gaveta de pilha. É fácil para a criança abrir?
Alguns aparelhos auditivos possuem compartimentos de bateria com travas enquanto outros eliminam totalmente essa peça com a opção do aparelho recarregável.
Resistência à água
O aparelho é resistente a poeira e água? Crianças tem uma vida mais ativa que a dos adultos e podem se deliciar com situações de brincadeira e bagunçassem nem ter que pensar sobre seus aparelhos auditivos.
Cores
O mundo da criança é lúdico e as cores deixam tudo muito mais divertido. As crianças sentem-se mais felizes e seguras quando gostam dos próprios aparelhos auditivos. Os aparelhos feitos para criança tem cores variadas que podem ser escolhidas de acordo com seu gosto e personalidade.
Tanto o aparelho quanto o molde podem ser coloridos.
Complementos para os aparelhos da criança
Complementos para os aparelhos auditivos são tecnologias que podem trabalhar em conjunto com os aparelhos auditivos para uma melhor experiência de ouvir em situações de difícil escuta.
Esses dispositivos complementares podem permitir a conexão com microfones, sistemas de som de salas mais amplas , telefones celulares ou TV. A tecnologia Roger é um exemplo de dispositivos complementares para crianças.
Uso do aparelho auditivo na escola
A sala de aula é um ambiente que concentra uma série de variáveis que interferem de forma negativa na amplificação que o aparelho fornece para a criança. São aspectos que não são possíveis controlar pela tecnologia: distância do professor, ruído e reverberação acústica. Por estes motivos, é indicado que crianças usuárias de aparelhos auditivos, independente do grau de perda, tenham acesso ao uso da tecnologia FM (ou tecnologia Roger), que são microfones sem fio que controlam o ganho do microfone em comparação ao ruído do ambiente.
O Roger permite que a criança escute a voz do professor sem interferência da distância (diminui a potência da voz do professor), da reverberação (característica física do ambiente) e do ruído de fundo (principalmente quando é ruído de fala).
Crianças com perda auditiva também podem sofrer com a fadiga auditiva ou cognitiva que são decorrentes do esforço auditivo, muito frequentes nesses ambientes de difícil escuta. A tecnologia Roger pode eliminar os aspectos que levam ao esforço auditivo e fadiga.
O mundo da criança é lúdico e as cores deixam tudo muito mais divertido. As crianças sentem-se mais felizes e seguras quando gostam dos próprios aparelhos auditivos. Os aparelhos feitos para criança tem cores variadas que podem ser escolhidas de acordo com seu gosto e personalidade.