No mês anterior vimos que para além da adaptação da tecnologia, no início da adaptação de uma tecnologia auditiva, um aspecto determinante é garantir que o dispositivo esteja em uso durante todos os momentos em que o bebê e a criança estão acordados.
Olhando para o aparelho e a tecnologia, dispositivos feitos para criança consideram as necessidades particulares desse público alvo em pelo menos 4 fases diferentes do desenvolvimento.
Atualmente, o modo como o aparelho de amplificação analisa o som e amplifica o som é muito mais preciso para possibilitar uma escuta do sinal de fala clara, confortável e consistente. Essa já é uma diferença bastante grande quando comparamos tecnologias feitas para o adulto e idoso das tecnologias produzidas com o foco na criança e seu desenvolvimento: o estímulo é diferente, pois a criança depende da entrada dessa informação para desenvolver o sentido para o som, enquanto que um adulto/idos já desenvolveu a fala e a comunicação e, ao perder a audição, tem a sensação para o som modificada.
Assim, podemos concluir que um produto dedicado para a criança é mais seguro no processamento e no uso pelo seu usuário – mesmo nas menores orelhas.
Mas não adianta apenas o aparelho possuir e funcionar com a tecnologia adequada. O exercício de entender o potencial do seu uso, enquanto meio determinante para acesso aos mundo dos sons, utilizar durante todo o período em que a criança está acordada, independente se em atividade ou não, é um outro fator que hoje, sabemos que conta muito para o sucesso do desenvolvimento da criança.
E para garantir esse uso ao longo do dia, os aparelhos feitos para a criança possuem facilitadores, como gancho pediátrico, produtos recarregáveis, aplicativos inteligentes feito para que os controles essenciais do dia a dia estejam ao alcance da mão ajudam muito.
As travas nas partes pequenas favorecem a segurança e as cores disponíveis, sempre mais vivas são desta forma por um motivo muito importante: é desde muito cedo que a criança aprende que quanto mais natural for o gerenciamento da adoção à tecnologia, menores serão as implicações a longo prazo relacionadas ao estigma que a diferença pode trazer.
Esperamos que essas informações sejam úteis a vocês e qualquer dúvida, nossa equipe está à disposição para suporte.
Equipe Phonak Kids